A atuação da Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional visa estabelecer boa relação entre empresa e colaborador, ajudando no desenvolvimento de ambos

A Psicologia Organizacional ocupa-se em estudar e atuar como facilitadora das relações entre as pessoas e a organização, contribuindo para o desenvolvimento de ambas. Para tanto, intervém nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos e em muitos outros elementos da organização.

Gestão de Pessoal X Psicologia Organizacional
A ideia que se tinha de que a Psicologia Organizacional era responsável por simplesmente “adaptar” o trabalhador ao funcionamento da empresa não condiz com a realidade e complexidade da atuação do profissional desta área. A psicologia organizacional pelo contrário se preocupa com os colaboradores assim como com a relação que estes estabelecem com a organização em que trabalham; ocupando-se em desenvolver estratégias e programas para aquisição, desenvolvimento, melhor uso e retenção dos recursos humanos, tendo por objetivo básico alinhar a saúde e bem estar dos colaboradores com a estratégia dos negócios da organização.

O bem-estar no ambiente de trabalho é uma das premissas da Psicologia Organizacional - Foto: Divulgação

O bem-estar no ambiente de trabalho é uma das premissas da Psicologia Organizacional – Foto: Divulgação

As principais áreas de atuação do psicólogo organizacional
– Recrutamento e Seleção de Pessoal: através da análise do ambiente de trabalho e do cargo, realiza a definição do perfil do profissional a ser escolhido para ocupação do cargo, define a metodologia de recrutamento e utiliza técnicas de seleção de pessoal.
– Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos: através de diagnóstico de necessidade de treinamento, planeja, organiza e desenvolve os programas instrucionais para os colaboradores da organização.
– Avaliação de Treinamento: desenvolve e aplica instrumentos de avaliação da reação e do impacto do treinamento no trabalho.
– Avaliação de Desempenho: prepara e treina os gestores em avaliação de desempenho de suas equipes, elabora o manual dos procedimentos para avaliação, desenvolve os procedimentos para diagnóstico, acompanhamento e resolução dos problemas de desempenho no trabalho.
– Diagnóstico Socioambiental: observa a relação entre homem e ambiente (comunitário, social e ecológico).
– Diagnóstico da Saúde Mental no Trabalho: avalia e intervém no ambiente e na organização do trabalho para a redução dos riscos, através da implantação e gestão de programas preventivos de saúde e da proposição de soluções para criação de ambientes favoráveis para melhoria das condições gerais de trabalho e redução dos custos com saúde.
– Orientação Profissional: aplicação de estratégia para redirecionamento de carreira, orientando aos colaboradores quanto à adequação e identificação profissional em que possam atuar.

Desafio
O trabalho da psicologia organizacional tem um caráter interdisciplinar e o grande desafio desta atuação seria desenvolver, em conjunto com a organização como um todo, políticas de gestão de recursos humanos, já que toda organização, qualquer que seja o seu negócio, terá sua origem nas pessoas, o trabalho será executado por pessoas e o produto de seus trabalhos será destinado à pessoas; este deve ser o ponto chave no planejamento estratégico de qualquer organização.

1 ideia sobre “A atuação da Psicologia Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *